(11) 3341 2980 | (11) 3207 6729

atendimento@abccmf.org.br

ATM e dor miofacial

A Articulação Temporo Mandibular (ATM) está localizada bilateralmente na parte lateral do crânio e ligeiramente a frente da entrada do pavilhão auricular da orelha. Elas têm a função principal de abertura e fechamento da boca, com movimentos de protrusão e lateralidade.

Muitos músculos são responsáveis por tais movimentos e em decorrência de tanta pressão exercida por eles (principalmente pelos músculos: masseter, pterigoideo medial, lateral e o temporal) a um acumulo de carga, essa carga excessiva pode comprometer o disco articular (menisco) que está localizado entre a mandíbula e a base do crânio, fazendo-o se relocar anteriormente a sua localização original. Essa alteração pode resultar em um quadro muito doloroso, porque a região posterior do disco articular possui uma inervação abundante de vasos e nervos contribuindo ainda mais para o quadro doloroso.

A chamadas desordens da ATM (DTMs) podem se apresentar de diversas formas, desde limitação da abertura de boca, zumbidos no ouvido, dores de cabeça e até os famosos “clicks” nos ouvidos. Uma abordagem multidisciplinar é sempre indicada, pois devem ser descartados outros tipos de patologias como otites, cefaléias de origem neurológicas, e má oclusões dentarias.

O cirurgião maxilo facial é um dos profissionais que podem diagnosticar e tratar as alterações da ATM, pois em muitos casos o tratamento pode ser simples desde uma confecção de uma placa mio relaxante até algumas cirurgias para correção de alterações internas da articulação. As cirurgias da ATM podem ser conduzidas de forma aberta com a realização de pequenas incisões perto da orelha ou até mesmo por vídeoendoscopia através de uma fibra ótica e pequenas perfurações estéticas.