Em breve!
atendimento@abccmf.org.br

19 3749 9700 - Ramal 262

Prova de área de atuação 2012

Edital para Concurso Certificado de Atuação na Área de
Cirurgia Crânio-Maxilo-Facial 2012

ATENÇÃO: SOMENTE FORMALIZE SUA INSCRIÇÃO SE, DE FATO ATENDER ÀS EXIGÊNCIAS ESTABELECIDAS PELO EDITAL, POIS A TAXA NÃO SERÁ DEVOLVIDA SOB NENHUM PRETEXTO.

A prova de certificação será realizada de forma centralizada, na cidade de Gramado, estado do Rio Grande do Sul em local a ser definido conforme número de inscrições.

A Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF), Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço (SBCCP) e Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), de acordo com o convênio firmado entre a Associação Médica Brasileira (AMB) e o Conselho Federal de Medicina (CFM), constante da Resolução CFM 1845/2008, leva ao conhecimento de todos os interessados, através deste EDlTAL que as provas do Concurso para obtenção do Certificado de Atuação na Área de Cirurgia Crânio-Maxilo-Facial serão realizadas no dia 12 de abril de 2012 (quinta-feira). O Certificado de Atuação na Área de Cirurgia Crânio-Maxilo-Facial terá validade de 5 anos, devendo ser renovado de acordo com os critérios estabelecidos pela Comissão Nacional de Acreditação (CNA).

Os candidatos deverão cumprir as seguintes normas elaboradas conforme o regimento da Área de Atuação em Cirurgia Crânio-Maxilo-Facial, reconhecido pela AMB.

1- PRÉ – REQUISlTOS

a) Ter Título de Especialista em Otorrinolaringologia ou Cirurgia de Cabeça e Pescoço ou Cirurgia Plástica reconhecidos pela AMB (anexar cópia da comprovação).

b) Certidão Ético-Profissional (deverá ser solicitada no CRM e enviada junto com o Curriculum vitae e com uma cópia do CRM definitivo).

c) Comprovação de estágio ou residência em Cirurgia Crânio-Maxilo-Facial por pelo menos um (1) ano OU comprovar atuação na área de Cirurgia Crânio-Maxilo-Facial por pelo menos dois (2) anos após o término da residência em Otorrinolaringologia ou Cirurgia de Cabeça e Pescoço ou Cirurgia Plástica, incluindo participação em atividades científicas (no mínimo 100 pontos), utilizando sistema de pontuação da AMB.

Quadro 1 – Sistema de créditos para pontuação

Atividades

Pontos/ Eventos

Congresso Nacional da Especialidade

20

Congresso da Especialidade no Exterior

5

Congresso/Jornada Regional Estadual da Especialidade

15

Congresso Relacionado à Especialidade com apoio da Sociedade Nacional da Especialidade

10

Outras Jornadas, Cursos e Simpósios

0,5 ponto/hora (mín. 2h/máx. 10h.)

Programa de Educação à Distância por Ciclo

0,5 ponto/hora (mín. 1h/máx. 10h.)

Atividades

Pontos / Ativ. Científicas

Artigo Publicado em Revista Médica

5

Capítulo em Livro Nacional ou Internacional

5

Edição Completa de Livro Nacional ou Internacional

10

Conferência em Evento Nacional apoiado pela Sociedade de Especialidade

5

Conferência em Evento Internacional

5

Conferência em Evento Regional ou Estadual

2

Apresentação de Tema Livre ou Pôster em Congresso ou Jornada da Especialidade

2 (máx. 10)

Atividades

Pontos

Participação em Banca Examinadora (Mestrado, Doutorado, Livre Docência, Concurso, etc.)

5

Mestrado na Especialidade

15

Doutorado ou Livre Docência na Especialidade

20

Coordenação de Programa de Residência Médica

5 por ano

 

2 – INSCRIÇÃO
Enviar aos cuidados da Associação Brasileira de Cirurgia Crânio-Maxilo-Facial (ABCCMF) para Rua Urano, 213 – Aclimação – Cep: 01529-010 – São Paulo-SP, postadas com inicio em 05 de dezembro de 2011 e término no dia 05 de março de 2012, os seguintes itens:

a) Cópia autenticada do Título de Especialista em Otorrinolaringologia ou Cirurgia de Cabeça e Pescoço ou Cirurgia Plástica.

b) A taxa de inscrição para o Concurso, no valor de R$ 350,00 (para os sócios quites da ABORL-CCF, SBCCP, SBCP e AMB) e R$ 500,00 (para os não sócios da ABORL-CCF, SBCCP, SBCP e AMB) utilizando cheque nominal à Associação Brasileira de Cirurgia Crânio-Maxilo-Facial.

c) O Curriculum Vitae de acordo com o modelo anexo.

d) Relatório de cirurgias realizadas na área de atuação em que o candidato teve participação ativa como cirurgião ou primeiro auxiliar.

e) Comprovante de estágio ou residência em Cirurgia Crânio-Maxilo-Facial ou Comprovante da atuação na área por no mínimo dois (2) anos após o término da residência em Otorrinolaringologia ou Cirurgia de Cabeça e Pescoço ou Cirurgia Plástica e comprovantes das atividades científicas.

3. PROGRAMA DA PROVA
O conteúdo programático da prova versará sobre:

  • Princípios da Cirurgia Crânio-Maxilo-Facial,
  • Traumatologia Facial (epidemiologia, diagnóstico e tratamento),
  • Anomalias Congênitas e Adquiridas da Face (diagnóstico e tratamento),
  • Osteotomias Funcionais da Face (técnicas e indicações),
  • Cirurgia Ortognática (técnicas e indicação),
  • Síndrome da Apnéia Obstrutiva do Sono (diagnóstico e tratamento),
  • Tumores crânio faciais,
  • Anomalias Vasculares da Face (congênitas e adquiridas).

Bibliografia recomendada:

  • Handbook of Facial Growth. – Enlow, D. Saunders; 1981.
  • Plastic Surgery of the Orbit and Eyelids. –  Tessier, P., Rougier, J., Derome, P. Masson USA; 1981.
  • Plastic Surgery. - McCarthy, J., W.B. Saunders Company; 1990.
  • Tratamento da Fissura Lábio Palatina.- Carreirão, S., Lessa, S., Zanini, S. Revinter; 1996.
  • Cirurgia CranioMaxiloFacial. – Psillakis, J.M., Melega, J.M., Costa, E.A., Cruz, R.L. Medsi; 1997.
  • Cirurgia Craniofacial: Malformações Congênitas. –  Zanini, S., Revinter; 2000.
  • Cirurgia Plástica: Cirurgia Reparadora de Cabeca e Pescoço. – Mélega, J.M. Medsi; 2002.
  • Cirurgia Plástica: Princípios Gerais. –  Mélega, J.M. Medsi; 2002.
  • Otorrinolaringologia. Princípios e Pratica Clinica. – Costa, S.S., Cruz, O. L., Oliveira, J.A. Revinter; 2003.
  • Cirurgia Pediátrica. – Maksoud, J. G. Revinter; 2003.
  • Cranioestenosis Surgery Saint Louis. – Marchac, D  The C.V. Mosby Company, 1987.
  • Cirurgia Ortognática. – Araujo, A. Ed Santos 1999.
  • Atlas of Craniofacial and Cleft  Surgery.-  Salyer, K., Bardach, J. Lippincott _Raven  2004

 

4. A BANCA EXAMINADORA
A Banca Examinadora será composta de dez (10) examinadores; sendo nove (09) indicados pelas três entidades convenentes, a saber; Otorrinolaringologia (03), Cirurgia de Cabeça e Pescoço (03), Cirurgia Plástica (03), e 01 indicado pela Associação Brasileira de Cirurgia Crânio-Maxilo-Facial, todos com certificado de Área de Atuação, em Cirurgia Crânio-Maxilo-Facial emitido pelo Convenio AMB/CFM.

 

5.  O CURRICULUM VITAE
O modelo do Curriculum Vitae está exposto na página da Associação Brasileira de Cirurgia Crânio-Maxilo-Facialwww.abccmf.org.br e das entidades convenentes www.aborlccf.org.br, www.cirurgiaplastica.org.br e www.sbccp.org.br

 

6. RELATÓRIO DE CIRURGIAS
Enviar relação de vinte e cinco (25) intervenções cirúrgicas executadas na área de atuação Cirurgia Crânio-Maxilo-Facial em que o candidato teve participação como cirurgião ou primeiro auxiliar, assinada pelo diretor clínico da instituição, constando:

a) Hospital onde foram realizadas

b) Número de registro do prontuário e data da cirurgia

c) Nome, idade e sexo do paciente

d) Nome do cirurgião, auxiliares e anestesiologista

e) Nome da intervenção cirúrgica realizada

f) Declaração autorizando a Comissão Examinadora a ter acesso aos prontuários dos pacientes relacionados, caso a mesma julgue necessário.

A Comissão Examinadora considera como válidos os procedimentos cirúrgicos que envolvam o tratamento de afecções pertinentes a área de atuação. Tais procedimentos devem envolver o tratamento de patologias congênitas, tumorais, traumáticas ou do desenvolvimento. É recomendável que as cirurgias apresentadas caracterizem da melhor maneira possível, a abrangência da atuação e qualificação do candidato.

7. AS PROVAS
Os candidatos serão submetidos às seguintes avaliações:
7.1 – Avaliação do currículo e relatório de cirurgias – A análise do currículo em Cirurgia Crânio-Maxilo-Facial enfatizará a participação em cursos teórico-práticos, e a experiência do candidato na área.
7.2  – Prova Teórica – Somente será convocado para a prova teórica o candidato que comprovar estágio ou residência em Cirurgia Crânio-Maxilo-Facial  por no mínimo hum (01) ano e/ou atuação em Cirurgia Crânio-Maxilo-Facial por no mínimo dois (02) anos e apresentar o relatório de cirurgias de acordo com o edital.
A prova será na forma de questões de múltipla escolha, com apenas uma alternativa correta, e em número a ser definido para cada concurso pela Comissão composta por representantes das Sociedades convenentes.
7.3 – ResultadoApós quarenta e oito (48) horas de realização da prova, o gabarito será disponibilizado pela Associação Brasileira de Cirurgia Crânio-Maxilo-Facial e as três entidades convenentes divulgarão em seus respectivos sites.

8. CRITÉRIOS DE APROVAÇÃO
1. Avaliação do currículo (3),
2. Prova teórico (7), com acerto de 60% na Prova Teórica.
3. A nota final será a soma das notas de currículo mais a nota da prova teórica, em um total de 10 pontos, sendo necessária a obtenção de nota final mínima de 6 pontos para aprovação.

 

9. DECLARAÇÃO
Será concedida DECLARAÇÃO DE APROVAÇÃO aos médicos que alcançarem a nota mínima exigida e solicitarem formalmente (por escrito) a uma das três entidades convenentes.

 

10. O APROVADO

  1. Após 10 (dez) dias de realização da prova a Associação Brasileira de Cirurgia Crânio-Maxilo-Facial e as três entidades convenentes divulgarão em seus respectivos sites a lista de aprovados no Concurso.
  2. O pagamento da taxa para confecção do Certificado de Área de Atuação deverá ser feito em nome da ASSOCIAÇÃO MÉDICA BRASILEIRA – AMB, com cheque nominal, e deverá ser enviado junto com os dados completos do solicitante, aos cuidados da Associação Brasileira de Cirurgia Crânio-Maxilo-Facial – ABCCMF, para Rua Urano, 213 – Aclimação – Cep: 01529-010 – São Paulo-SP.
  3. O Certificado será encaminhado pela AMB ou por sua Federada ao interessado, após os trâmites legais.

 

 

 

Comissão de Certificação de Atuação na Área de Cirurgia Crânio-Maxilo-Facial

Curriculum Vitae clique aqui (Modelo em MS-Word)