Em breve!
atendimento@abccmf.org.br

19 3749 9700 - Ramal 262

Notícias

XI Congresso Brasileiro de Fissuras Lábio Palatinas e Anomalias Craniofaciais reúne mais de 300 participantes

23/07/2019

Mais de 300 profissionais de saúde e 25 convidados internacionais participaram do XI Congresso Brasileiro de Fissuras Lábio Palatinas e Anomalias Craniofaciais, sob a presidência do cirurgião plástico e craniofacial, Cassio Eduardo Raposo do Amaral, organizado pelo Hospital Sobrapar Crânio e Face para comemorar seus 40 anos de atividades. O evento da Associação Brasileira de Fissuras Lábio Palatinas (ABFLP), que celebra 50 anos em 2019, reuniu importantes profissionais do Brasil e do mundo para compartilhar experiências nas diversas especialidades que envolvem os tratamentos das fissuras e anomalias craniofaciais, como a cirurgia plástica, cirurgia crânio-maxilo-facial, ortodontia e odontologia, fonoaudiologia, otorrinolaringologia, psicologia e serviço social.

O congresso trouxe, entre os destaques, convidados norte-americanos como o médico Henry Kawamoto, de 82 anos de idade, que é considerado um dos principais nomes da cirurgia plástica e craniofacial do mundo. Kawamoto e o fundador do Sobrapar, Dr Cassio Raposo do Amaral, eram amigos e aproximaram-se ainda jovens. Durante o Congresso, o norte-americano homenageou Dr. Cassio como o cirurgião que iniciou o tratamento multidisciplinar de fissuras e anomalias craniofaciais no Brasil em 1979, com a fundação do Hospital Sobrapar.

Durante o XI Congresso, foram abordados temas como Cranioestenoses sindrômicas e não Sindrômicas, Cirurgia Ortognática, Reconstrução de orelha, Cirurgias primárias e secundárias em fissurados, Protocolos, Novas tecnologias, Genética, Distração mandibular, Sessões de vídeos, além da Otorrinolaringologia e Fonoaudiologia que tratou os temas da audição, alimentação, respiração e vias aéreas.

O objetivo do evento é agregar os profissionais nacionais e internacionais que compõem o tratamento multidisciplinar das deformidades craniofaciais, estimulando o desenvolvimento científico e aprimorando o tratamento dos pacientes com anomalias craniofaciais nos aspectos funcional, estético e psicológico, resume Cassio Eduardo, presidente desta edição do evento.