Em breve!
atendimento@abccmf.org.br

19 3749 9700 - Ramal 262

Notícias

ESPECIALISTAS LANÇAM LIVRO SOBRE AS FISSURAS LÁBIO PALATINAS

1/10/2018

Especialistas de dois Centros brasileiros de tratamento de fissura lábio palatina, publicaram neste ano o livro “Cleft lip and palate treatment: a comprehensive guide” (Tratamento da fissura lábio palatina: um guia abrangente). O lançamento ocorreu durante o Congresso Brasileiro de Fissuras Lábio Palatinas e Anomalias Craniofaciais, em São Paulo/SP, no Hotel Transamerica.

A publicação (em inglês) discute as fissuras de forma abrangente, apresentando desde o conceito básico da deformidade congênita até as questões clínicas mais relevantes, a partir de protocolos de tratamento. “O livro visa servir como um guia completo para o tratamento multidisciplinar do paciente com fissura lábio palatina e deformidades craniofaciais associadas, a partir de uma linguagem simples, porém, técnica”, explica Cassio Eduardo Raposo do Amaral, um dos editores do livro e vice-presidente do Hospital SOBRAPAR Crânio e Face e presidente da ABCCMF – Associação Brasileira de Cirurgia Crânio-Maxilo-Facial.

A concepção e a edição do livro foram divididas entre Raposo do Amaral e o cirurgião plástico craniofacial Nivaldo Alonso, coordenador da área de Cirurgia Craniofacial do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRCA-USP), de Bauru (SP).

A obra é considerada inédita também por contemplar a experiência de centros brasileiros altamente especializados – em Bauru, Campinas, São Paulo e Curitiba (PR). “O Brasil é considerado um centro de excelência no tratamento das fissuras lábio palatinas, por isso a ideia de publicar e compartilhar nossa experiência em âmbito internacional”.
Destinado principalmente às especialidades médicas e profissionais da saúde que tratam as deformidades congênitas, como fonoaudiólogos, cirurgiões-dentistas, cirurgiões plásticos e craniofaciais, o livro tem 400 páginas divididas em 23 capítulos.

Publicado pela Editora Springer, o livro é vendido online pela Amazon.