Resoluções CMF
  Pareceres CMF
 Certificados de Área de Atuação
 Ano  2015
 Ano  2014
 Ano  2013
 Ano 2012
  Ano 2011
  Ano 2010
  Ano 2009
  Ano 2008
  Ano 2007
  Ano 2005
  Orientação aos Aprovados
 
 
 
 
 
 
 
 

 

 

Edital para Concurso Certificado de Atuação na Área de
Cirurgia Crânio-Maxilo-Facial 2013

ATENÇÃO: SOMENTE FORMALIZE SUA INSCRIÇÃO SE, DE FATO ATENDER ÀS EXIGÊNCIAS ESTABELECIDAS PELO EDITAL, POIS A TAXA NÃO SERÁ DEVOLVIDA SOB NENHUM PRETEXTO.

A prova de certificação será realizada de forma centralizada, na cidade de São Paulo, estado do São Paulo em local a ser definido conforme número de inscrições.

A Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF), Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço (SBCCP) e Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), de acordo com o convênio firmado entre a Associação Médica Brasileira (AMB) e o Conselho Federal de Medicina (CFM), constante da Resolução CFM 1845/2008, leva ao conhecimento de todos os interessados, através deste EDlTAL que as provas do Concurso para obtenção do Certificado de Atuação na Área de Cirurgia Crânio-Maxilo-Facial serão realizadas no dia 26 de abril de 2013 (sexta-feira).

Os candidatos deverão cumprir as seguintes normas elaboradas conforme o regimento da Área de Atuação em Cirurgia Crânio-Maxilo-Facial, reconhecido pela AMB.

 PRÉ – REQUISlTOS

  • Ter Título de Especialista em Otorrinolaringologia ou Cirurgia de Cabeça e Pescoço ou Cirurgia Plástica reconhecidos pela AMB (anexar cópia da comprovação).
  • Certidão Ético-Profissional (deverá ser solicitada no CRM e enviada junto com o Curriculum vitae e com uma cópia do CRM definitivo).
  • Comprovação de estágio ou residência em Cirurgia Crânio-Maxilo-Facial por pelo menos um (1) ano OU comprovar atuação na área de Cirurgia Crânio-Maxilo-Facial por pelo menos dois (2) anos após o término da residência em Otorrinolaringologia ou Cirurgia de Cabeça e Pescoço ou Cirurgia Plástica, incluindo participação em atividades científicas (no mínimo 100 pontos), utilizando sistema de pontuação da AMB.

Quadro 1 – Sistema de créditos para pontuação

Atividade

Nº. de Pontos

 

Eventos

Congresso nacional da especialidade

20

Congresso da especialidade no exterior

05

Congresso/jornada regional/estadual da especialidade

15

Congresso relacionado à especialidade com apoio da sociedade nacional da especialidade

10

Outras jornadas, cursos e simpósios

0,5/h
(mín.1 e máx.10)

Programa de educação à distância por ciclo

0,5/h (máx.10)

 

Atividades científicas

Artigo publicado em revista médica

05

Capítulo em livro nacional ou internacional

05

Edição completa de livro nacional ou internacional

10

Conferência em evento nacional apoiado pela Sociedade de Especialidade

05

Conferência em evento internacional

05

Conferência em evento regional ou estadual

02

Apresentação de tema livre ou pôster em congresso ou jornada da especialidade

02 (máx. 10)

Atividades acadêmicas

Participação em banca examinadora (mestrado, doutorado, livre-docência, concurso, etc.).

05

Mestrado na especialidade

15

Doutorado ou livre docência na especialidade

20

Coordenação de programa de residência médica

5/ano

  • INSCRIÇÃO

Enviar aos cuidados da Associação Brasileira de Cirurgia Crânio-Maxilo-Facial (ABCCMF) para Rua Urano, 213 – Aclimação – Cep: 01529-010 – São Paulo-SP, postadas com inicio em 02 de janeiro de 2013 e término no dia 02 de abril de 2013, os seguintes itens:

  • Cópia autenticada do Título de Especialista em Otorrinolaringologia ou Cirurgia de Cabeça e Pescoço ou Cirurgia Plástica.
  • A taxa de inscrição para o Concurso, no valor de R$ 350,00 (para os sócios quites da ABORL-CCF, SBCCP, SBCP e AMB) e R$ 500,00 (para os não sócios da ABORL-CCF, SBCCP, SBCP e AMB) utilizando cheque nominal à Associação Brasileira de Cirurgia Crânio-Maxilo-Facial.
  • O Curriculum Vitae de acordo com o modelo anexo.
  • Relatório de cirurgias realizadas na área de atuação em que o candidato teve participação ativa como cirurgião ou primeiro auxiliar.
  • Comprovante de estágio ou residência em Cirurgia Crânio-Maxilo-Facial ou Comprovante da atuação na área por no mínimo dois (2) anos após o término da residência em Otorrinolaringologia ou Cirurgia de Cabeça e Pescoço ou Cirurgia Plástica e comprovantes das atividades científicas.

3. PROGRAMA DA PROVA
O conteúdo programático da prova versará sobre:

  • Princípios da Cirurgia Crânio-Maxilo-Facial,
  • Traumatologia Facial (epidemiologia, diagnóstico e tratamento),
  • Anomalias Congênitas e Adquiridas da Face (diagnóstico e tratamento),
  • Osteotomias Funcionais da Face (técnicas e indicações),
  • Cirurgia Ortognática (técnicas e indicação),
  • Síndrome da Apnéia Obstrutiva do Sono (diagnóstico e tratamento),
  • Tumores crânio faciais,
  • Anomalias Vasculares da Face (congênitas e adquiridas).

Bibliografia recomendada:

  • Handbook of Facial Growth. – Enlow, D. Saunders; 1981.
  • Plastic Surgery of the Orbit and Eyelids. -  Tessier, P., Rougier, J., Derome, P. Masson USA; 1981.
  • Plastic Surgery. - McCarthy, J., W.B. Saunders Company; 1990.
  • Tratamento da Fissura Lábio Palatina.- Carreirão, S., Lessa, S., Zanini, S. Revinter; 1996.
  • Cirurgia CranioMaxiloFacial. - Psillakis, J.M., Melega, J.M., Costa, E.A., Cruz, R.L. Medsi; 1997.
  • Cirurgia Craniofacial: Malformações Congênitas. -  Zanini, S., Revinter; 2000.
  • Cirurgia Plástica: Cirurgia Reparadora de Cabeca e Pescoço. - Mélega, J.M. Medsi; 2002.
  • Cirurgia Plástica: Princípios Gerais. -  Mélega, J.M. Medsi; 2002.  
  • Otorrinolaringologia. Princípios e Pratica Clinica. - Costa, S.S., Cruz, O. L., Oliveira, J.A. Revinter; 2003.
  • Cirurgia Pediátrica. - Maksoud, J. G. Revinter; 2003.
  • Cranioestenosis Surgery Saint Louis. – Marchac, D  The C.V. Mosby Company, 1987.
  • Cirurgia Ortognática. – Araujo, A. Ed Santos 1999.
  • Atlas of Craniofacial and Cleft  Surgery.-  Salyer, K., Bardach, J. Lippincott _Raven  2004

4. A BANCA EXAMINADORA
A Banca Examinadora será composta de dez (10) examinadores; sendo nove (09) indicados pelas três entidades convenentes, a saber; Otorrinolaringologia (03), Cirurgia de Cabeça e Pescoço (03), Cirurgia Plástica (03), e 01 indicado pela Associação Brasileira de Cirurgia Crânio-Maxilo-Facial, todos com certificado de Área de Atuação, em Cirurgia Crânio-Maxilo-Facial emitido pelo Convenio AMB/CFM.

5.  O CURRICULUM VITAE
O modelo do Curriculum Vitae está exposto na página da Associação Brasileira de Cirurgia Crânio-Maxilo-Facial www.abccmf.org.br e das entidades convenentes www.aborlccf.org.br, www.cirurgiaplastica.org.br e www.sbccp.org.br

6. RELATÓRIO DE CIRURGIAS
Enviar relação de vinte e cinco (25) intervenções cirúrgicas executadas na área de atuação Cirurgia Crânio-Maxilo-Facial em que o candidato teve participação como cirurgião ou primeiro auxiliar, assinada pelo diretor clínico da instituição, constando:

  • Hospital onde foram realizadas
  • Número de registro do prontuário e data da cirurgia
  • Nome, idade e sexo do paciente
  • Nome do cirurgião, auxiliares e anestesiologista
  • Nome da intervenção cirúrgica realizada
  • Declaração autorizando a Comissão Examinadora a ter acesso aos prontuários dos pacientes relacionados, caso a mesma julgue necessário.

A Comissão Examinadora considera como válidos os procedimentos cirúrgicos que envolvam o tratamento de afecções pertinentes a área de atuação. Tais procedimentos devem envolver o tratamento de patologias congênitas, tumorais, traumáticas ou do desenvolvimento. É recomendável que as cirurgias apresentadas caracterizem da melhor maneira possível, a abrangência da atuação e qualificação do candidato.

7. AS PROVAS
Os candidatos serão submetidos às seguintes avaliações:
7.1 - Avaliação do currículo e relatório de cirurgias - A análise do currículo em Cirurgia Crânio-Maxilo-Facial enfatizará a participação em cursos teórico-práticos, e a experiência do candidato na área.
7.2  - Prova Teórica - Somente será convocado para a prova teórica o candidato que comprovar estágio ou residência em Cirurgia Crânio-Maxilo-Facial  por no mínimo hum (01) ano e/ou atuação em Cirurgia Crânio-Maxilo-Facial por no mínimo dois (02) anos e apresentar o relatório de cirurgias de acordo com o edital.
A prova será na forma de questões de múltipla escolha, com apenas uma alternativa correta, e em número a ser definido para cada concurso pela Comissão composta por representantes das Sociedades convenentes.
7.3 – ResultadoApós quarenta e oito (48) horas de realização da prova, o gabarito será disponibilizado pela Associação Brasileira de Cirurgia Crânio-Maxilo-Facial e as três entidades convenentes divulgarão em seus respectivos sites.

8. CRITÉRIOS DE APROVAÇÃO
1. Avaliação do currículo (3),
2. Prova teórico (7), com acerto de 60% na Prova Teórica.
3. A nota final será a soma das notas de currículo mais a nota da prova teórica, em um total de 10 pontos, sendo necessária a obtenção de nota final mínima de 6 pontos para aprovação.

9. DECLARAÇÃO
Será concedida DECLARAÇÃO DE APROVAÇÃO aos médicos que alcançarem a nota mínima exigida e solicitarem formalmente (por escrito) a uma das três entidades convenentes.

10. O APROVADO

  • Após 10 (dez) dias de realização da prova a Associação Brasileira de Cirurgia Crânio-Maxilo-Facial e as três entidades convenentes divulgarão em seus respectivos sites a lista de aprovados no Concurso.
  • A solicitação para confecção do Certificado de Área de Atuação deverá ser feita por e-mail abccmf@abccmf.og.br informando nome completo, número do CPF e ano de aprovação. Após o envio, o solicitante receberá uma mensagem eletrônica para acessar o site, finalizar o cadastro e efetuar o pagamento da taxa de confecção do certificado, utilizando boleto bancário emitido ao final do cadastro.
  • O Certificado será encaminhado pela AMB ou por sua Federada ao interessado, após os trâmites legais.

 

Comissão de Certificação de Atuação na Área de Cirurgia Crânio-Maxilo-Facial