Em breve!
atendimento@abccmf.org.br

19 3749 9700 - Ramal 262

Notícias

O Membro Titular e ex-presidente da ABCCMF descreve sua experiência em Marrocos

16/02/2017

Experiências excêntricas propiciadas pela Cirurgia Craniofacial em Casablanca no Marrocos 2016
Por Prof. Dr. Nivaldo Alonso

A missão do professor universitário em cirurgia é muito difícil, pois além de todo o conhecimento teórico, ético e moral, existe a necessidade de ensinar as habilidades cirúrgicas, que poucas vezes é enfatizado no nosso dia a dia durante a residência médica.

As experiências internacionais com as ONGs que provêm tratamento cirúrgico aos pacientes portadores de deformidades craniofaciais, como a fissura lábio palatina, nos oferecem oportunidades ímpares de convivência com povos de culturas e religiões muito diferentes das nossas. A experiência do cirurgião é essencial para, ao mesmo tempo que vai tratar cirurgicamente o paciente, também ensinar as habilidades cirúrgicas aos cirurgiões locais.
Em contrapartida, o nosso aprendizado dos hábitos locais e mesmo o conhecimento da história da medicina por um outro ângulo de visão é muito interessante. Entre as histórias que me chamaram a atenção nesta viagem ao Marrocos, juntamente com o Prof. Renato Freitas, uma delas foi muito interessante, sobre o ensino nas MEDERSAS (madraças, em português). As madraças foram construídas inicialmente para ensinar e educar as crianças na religião islâmica, e tinham uma forma muito peculiar de ensino, onde o professor ficava no pátio central, o andar inferior, e os alunos distribuídos nos andares próximos, de acordo, com o grau de interesse e desempenho. Os mais interessados sempre nos andares mais próximos do mestre. As fotos de uma das mais antigas, a Medersa Ben Youssef em Marrakesh mostra em detalhes esta disposição. Haviam também dormitórios para os estudantes, e chegaram a abrigar até 800 estudantes. Esta madraça foi construída no século XIV. Consta, segundo os locais que nestas madraças, já se ensinava medicina desde o seu início.

A medicina árabe sempre teve uma grande influência no mundo ocidental, e foi muito bem representada por Ibn Sina, mais conhecido como Avicenna, médico persa do século X, muito conhecido por suas habilidades nas áreas de oftalmologia. Embora o mundo ocidental reconheça a Escola de Medicina de Bolonha, fundada em 1088, como a primeira escola médica, os árabes dizem que já no século IX na Pérsia se ensinava medicina. Alguns indícios desta existência prévia foram relatados no filme “ The Phisician – O Físico”, baseado em um romance, traduzido de maneira inadequada ao português, mas muito fiel a realidade da época.

Mas um aspecto que me chamou atenção foi também relacionada a formação dos cirurgiões locais em relação às suas habilidades cirúrgicas. Incrível como na sua grande maioria, após várias missões humanitárias, demonstraram grande habilidade no tratamento das fissuras lábio palatinas. Isto nos faz pensar que no futuro os cirurgiões locais poderão ter total autonomia para a realização destes procedimentos, ficando apenas aspectos políticos e econômicos os maiores empecilhos para a realizações destas cirurgias.

Uma viagem inesquecível ao início da civilização mundial. A viagem ao Marrocos, onde as cidades têm origem a longo tempo traz sempre uma boa sensação, e nos mostra que temos muito ainda para vivenciar e aprender sobre o mundo moderno.

1

Prof. Dr. Renato da Silva Freitas, Prof. Dr. Nivaldo Alonso e todos os integrantes da equipe de cirurgia do Marrocos Casablanca.

 

 

2

Madraça Ben Youssef Marrakesh Marrocos.

 

3

Patio Central da Madraça Ben Youssef.

 

4

Praça Central de Marrakesh data de fundação da cidade 1062 , uma das cidades imperiais do Pais.