Em breve!
atendimento@abccmf.org.br

19 3749 9700 - Ramal 262

Notícias

Congresso apresentou as últimas novidades sobre a interação da medicina, ciência e tecnologia no tratamento das deformidades craniofaciais

2/05/2022

Aproximadamente 250 pessoas conferiram os avanços na medicina da última década no Congresso Brasileiro de Fissuras Lábio Palatinas, que foi sucesso de público e de conhecimentos nos dias 21, 22 e 23 de abril no Hotel Windsor da Barra da Tijuca no Rio de Janeiro.

O evento iniciou-se com dois cursos online pré-congresso, no dia 21, com importantes profissionais das áreas da Fonoaudiologia e Ortodontia. Os 138 participantes receberam aulas ministradas por professores nacionais e internacionais.

O curso online de Ortodontia – Pré enxerto ósseo: do planejamento à execução, foi coordenado pelas doutoras Elizabeth C. Fernandes e Michelle Protzenko, com as aulas ministradas pela dra Rosa Helena Wanderley Lacerda e pelo dr. Alexandre Vieira.

O curso online de Fonoaudiologia – Avaliação e diagnóstico da Função Velofaríngea, coordenado pela especialista em motricidade oral Anelise Sabbag, aconteceu ao longo do dia ministrado pelo professor doutor Antonio Ysunza, diretamente de Michigan (EUA). “Através dessas apresentações, foi possível discutir o tema com fonoaudiólogos das mais diferentes regiões do país, além do Chile, Argentina, México, entre outros”, revela Anelise, apontando que as informações proferidas pelo Professor of Physical Medicine and Rehabilitation e Ph.D Pablo Antonio Ysunza, foi fundamental para que as discussões alcançassem o mais alto nível.

No dia seguinte, as palestras foram presenciais com debates e imagens em telões digitais sobre as especialidades de crânio-maxilo-facial, fissuras lábio palatinas entre outras anomalias craniofaciais. As conferências foram observadas por um público de mais de 250 profissionais das áreas de interesse nos tratamentos das deformidades craniofaciais.
Segundo o Presidente da Associação Brasileira de Fissuras Lábio Palatinas, Dr. Geza Urmenyi, um retorno presencial nesse momento tão difícil da saúde mundial foi considerável nesse encontro, onde pudemos confraternizar e trocar experiências científicas. “Além disso, o sistema híbrido com o ensino de estrangeiros via online foi perfeito” elogia Urmenyi.

Na programação presencial de sexta-feira, 22/4, outro momento importante do congresso foi quando 20 jovens cirurgiões participaram do workshop Simulare Smile Train, coordenado pelo Dr. Cassio Eduardo Raposo do Amaral, onde foi possível para estes profissionais realizarem uma cirurgia de queiloplastia em um modelo físico especialmente desenvolvido para esta finalidade. Os jovens cirurgiões em treinamento foram acompanhados por 8 cirurgiões experientes e orientados pelo professor Dr. Nivaldo Alonso.

O curso prático foi feito com um simulador canadense, que é feito de material sintético que reproduz a anatomia do rosto e esqueleto de uma criança. Com várias camadas como a pele humana, o aparelho permite uma cirurgia com corte e sutura. “O objetivo é exercitar cirurgiões plásticos a fazer cirurgias de crânio e face em crianças com 1 ano de vida, como por exemplo fissura lábio palatina”, explica o Prof. Alonso, lembrando que por enquanto o Brasil é um dos seis países que possui o mecanismo.

Ao longo do dia diversos profissionais da área apresentaram aulas nas mesas redonda sobre SAOS na infância, queiloplastias, rinoplastias em fissurados, traumas craniofaciais, síndromes, fissuras bilaterais, cirurgia ortognática, articulação têmporo mandibular, manuseio da fissura bilateral, entre outros. Os conferencistas do dia foram os doutores Jesse Taylor, que falou sobre “Managemet oh the Threacher Collins” e Roberto Flores, com sua aula “The NYU Cleft Treatment protocol: NAM, GPP and beyond – Clinical outcomes through facial maturity”.

A cerimônia de abertura do evento foi emocionante e teve seu ponto alto com as homenagens ao Dr. Marco Aurélio Gamborgi (in memoriam) representado pela sua esposa sra. Lorena Gamborgi, ao Dr. Ricardo José Lopes da Cruz (in memoriam), representado pela sua esposa sra. Denise Loretto e ao Dr. Henrique Cintra, que criou o Centro de Tratamento de Fissuras Lábio Palatinas na UERJ. Um momento de consagração com aplausos ao Dr. Cássio Eduardo Raposo do Amaral, que presidiu o congresso, e um coquetel encerraram a sexta-feira.

No sábado, 23 de abril, foram com as 12 mesas redondas que abordaram os temas sobre Osteotomias craniofaciais complexas, Craniossinostoses, Tumores, Planejamento virtual, Palatoplastias, Manuseio da insuficiência velofaríngea, Cirurgia ortognática em fissurados, Inovações em cirurgias de fissuras: vídeos, além da conferência com o Dr Nivaldo Alonso sobre “Ortognática em pacientes fissurados”.

A tecnologia foi uma das peças importantes dentro do evento, por disponibilizar à medicina uma gama de possibilidades como planejamento virtual, imagem tridimensional, escâner e realidade aumentada, entre outras.
Na cerimônia de encerramento do Congresso Brasileiro de Fissuras Lábio Palatinas e Anomalias Craniofaciais foi realizada a revelação do ganhador e a entrega do Prêmio Smile Train, que presenteou a cirurgiã Thais Miguel do Monte, pelo melhor trabalho sobre fissuras lábio palatinas, com o título “Indicações clínicas do retalho de bucinador”. O prêmio foi uma caixa de instrumental cirúrgico completo para cirurgia de fissuras. A entrega do prêmio foi feita pela sra. Mariane Goes, diretora de educação e treinamento da Smile Train Brasil e Caribe.

Com todas as instabilidades causadas pela pandemia e mesmo a comemoração do carnaval ter sido transferida para o final de semana do Congresso, a equipe científica e organizadora se empenhou ao máximo para realizar um bom evento e a presença dos profissionais, dos patrocinadores e apoiadores foram fundamentais para marcar esta retomada dos congressos presenciais.

Agradecimentos especiais:
– Palestrantes, conferencistas, moderadores e presidentes de mesa

– Todos os participantes profissionais e estudantes das áreas da medicina envolvidas no tratamento das deformidades craniofaciais

– Smile Train – patrocinador oficial

– Patrocinadores:
Artro Med Implantes e Distratores
Microdent Aparelhos Médicos e Odontológicos
Depuy Synhes / J&J
Traumec Health Tecnology
Implamed
Implantec Health Care Techonology
FlexLab
Biomax Medical
Denuo Medic
PROMM – Próteses personalizadas
NMedical Materiais cirúrgicos
– Apoiadores:
ABORL-CCF – Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial
Hospital Sobrapar Crânio e Face
SBCCP – Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço
SBCP – Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, Faculdade São Leopoldo Mandic

Fotos do Congresso ABCCMF/ABFLP 2022: Clique aqui