Em breve!
atendimento@abccmf.org.br

19 3749 9700 - Ramal 262

Notícias

Mensagem do presidente

7/04/2021

Em dezembro de 2020, assumimos a diretoria da ABCCMF com o compromisso de cuidar de nossa Associação pelos próximos 2 anos. Em uma época em que tudo tem mudado, cada vez mais rápido, vale a pena procurar entender de onde estamos vindo e para onde vamos.

A Sociedade Brasileira de Cirurgia Craniomaxilofacial, posteriormente denominada Associação Brasileira de Cirurgia Crânio-maxilo-facial, foi fundada em 1994 como uma sociedade científica que tinha por finalidade congregar os interessados nesta área.  Ao núcleo inicial de membros do Capítulo de Cirurgia Craniomaxilofacial da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica se juntaram especialistas em Otorrinolaringologia, Cirurgia de Cabeça e Pescoço e Neurocirurgia, além de colaboradores da Fonoaudiologia e da Odontologia.

Os congressos realizados com regularidade fomentaram o amadurecimento da nossa  área.  Em 2003, o Conselho Federal de Medicina regulamentou o Título de Área de Atuação em Cirurgia Crânio-maxilo-facial a ser outorgado em conjunto pelas sociedades de Cirurgia Plástica, Cirurgia de Cabeça e Pescoço e Otorrinolaringologia.  Desde então, a nossa Sociedade e depois Associação administra o concurso, congregando as sociedades mãe.

Em 2021, a ABCCMF completa 27 anos, tendo sido presidida por Vera Cardim, Edgard Alves Costa, José Carlos Ronche Ferreira, Ricardo Cruz, Nivaldo Alonso, Marcus Collares, Dov Goldenberg, Sérgio Miranda e Cássio Raposo do Amaral. Hoje, assumimos a diretoria em conjunto com Antônio Brito, Arturo Carpes, Cássio Raposo, Daniel Mello e Maurício Maniglia.

Assumimos em meio a uma pandemia, que pouco antes havia nos levado Ricardo Cruz, amigo querido e maior força motora desta Associação por muitos e muitos anos. O congresso cuidadosamente organizado para acontecer em 2020 pelo presidente Cássio Raposo, teve de ser postergado. Os eventos presenciais estão restritos provavelmente por todo o ano de 2021.

Temos como objetivo seguir em frente, em honra aos nosso sócios e ao legado de tantos que trabalharam por nossa Associação e nossa área de atuação. O nosso congresso foi reagendado para 2022, mantendo a grade programada. Em 2021, nossa presença será online, em um evento tratando de Cirurgia Ortognática e Apneia do Sono organizado com a ajuda de Lucas Patrocínio e Sérgio Miranda.

Nossa área de atuação hoje tem um papel relativamente pequeno dentro das sociedades mãe. O lugar em que podemos nos encontrar e ter nossos interesses cuidados é a ABCCMF. Quem faz o concurso de área de atuação acontecer é a ABCCMF. No entanto, a Associação nada mais é do que a união de seus sócios. Neste sentido, precisamos muito da contribuição de cada um, com uma pequena anuidade, com ideias, com trabalho e com a presença entre nós.

Vamos juntos e em frente!

Endrigo Oliveira Bastos
Presidente 2020-2022

Diretoria – Gestão 2020 – 2022

Endrigo Oliveira Bastos – Presidente (SP)

Antonio Albuquerque de Brito – Vice-presidente (MG)

Daniel Francisco Mello – Tesoureiro geral (SP)

Mauricio P. Maniglia– Tesoureiro adjunto (SP)

Arturo Frick Carpes – Secretário geral (SP)

Cassio Eduardo Raposo do Amaral – Secretário adjunto (SP)

 

Visite nossos canais:

Site: www.abccmf.org.br

Facebook: www.facebook.com/abccraniomaxilofacial

Instagram: @abccraniomaxilofacial