Em breve!
atendimento@abccmf.org.br

19 3749 9700 - Ramal 262

Notícias

Final de gestão – diretoria ABCCMF

12/01/2021

Em 31/10/2020, a ABCCMF – Associação Brasileira de Cirurgia Crânio-Maxilo-Facial, Associação civil científica, de direito privado, sem fins lucrativos, completou 26 anos de atividades.

A Cirurgia Crânio-Maxilo-Facial cresce no cenário nacional, sendo importante a consolidação da área de atuação frente aos convênios médicos e secretarias de saúde dos municípios, como também frente aos nossos colegas médicos que por ventura desconhecem a abrangência da atuação de um profissional com certificado da área de atuação. Somos profissionais médicos com formação para atuar em todo o esqueleto craniofacial, capazes de realizar osteotomias em todo o esqueleto Craniofacial.

A ABCCMF oferece aos profissionais a oportunidade troca de informações e de novas tecnologias, para promover o desenvolvimento de uma comunidade altamente especializada e qualificada para o atendimento às deformidades craniofaciais de qualquer natureza.

Nestes 4 anos de mandato, 2016–2018 e 2018–2020, nos dedicamos a dar continuidade no trabalho da gestão anterior e elevar o nome da ABCCMF com a realização de importantes eventos científicos, como em 2018, que realizamos um evento com a participação de 548 profissionais de 26 países, com mais de 140 profissionais estrangeiros que vieram a São Paulo para debater sobre o tema das deformidades craniofaciais. Já em 2019 a parceria com a Sociedade Brasileira de Neurocirurgia pediátrica permitiu a organização de um curso com a presença de 3 ícones da cirurgia craniofacial Drs David Staffenberg e Christopher Forrest e do Dr. James Goodrich, neurocirurgião com a maior experiência mundial em separação de gêmeos unidos ao nascimento pelo segmento craniofacial.

O ano de 2020, prometia a realização do nosso Congresso Brasileiro de  Cirurgia Craniofacial em parceria com a Associação Brasileira de Fissuras Lábio Palatinas e Neurocirurgia Pediátrica na organização de um grande evento no Rio de Janeiro, Hotel Windsor Barra, que seria realizado em agosto. Mas, em virtude da pandemia do coronavírus, o evento foi adiado para 21 a 23 de abril de 2022, para que possamos manter a qualidade de conteúdo e, principalmente, contarmos com a presença de importantes profissionais internacionais de destaque na área da craniofacial.

Adequando-nos às regras de isolamento social, em 2020, a ABCCMF promoveu encontros “Webinair” com alguns ícones da área da cirurgia crânio-maxilo-facial, gratuitamente. Foram 5 encontros com os doutores Reza Jarrahy, Derek Steinbacher, Simonas Grybauskas, Jordan Steinberg e Joseph G. McCarthy abordando os temas sobre Craniosynostosys: community and controversy, Rhinoplasty and orthognatic surgery, Clinically-driven virtual 3D treatment planning of facial asymmetries, Life Perspective of Craniofacial Surgery History, respectivamente.

Além dos eventos científicos, realizamos anualmente o Exame para obtenção do Certificado de Atuação na Área de Cirurgia Crânio-maxilo-facial, com uma participação média de 15 candidatos por ano.

Relembramos também, ainda em 2020, com grande pesar, o falecimento de dois membros da ABCCMF, Dr. Ricardo Cruz e Dr. Marco Aurélio Gamborgi, profissionais que deixaram seus legados importantes na área da cirurgia craniofacial.

Por meio do nosso Boletim  Informativo “Acontece na ABCCMF”, conseguimos levar as informações das atividades da Associação, bem como assuntos de interesse da área de craniofacial, como cursos, notícias entre outros.

Em nome da diretoria atual, agradeço pela confiança e contribuição ao longo destes 4 anos de mandato e desejo sucesso à nova gestão da ABCCMF.

Cassio Eduardo Raposo do Amaral

Presidente da ABCCMF – Gestão: 2016 – 2020

 

Gestão – 2018 – 2020

 gestao

Gestão – 2016 – 2018

gestao2

Cassio Eduardo Raposo do Amaral – Presidente (SP)
Endrigo Oliveira Bastos – Vice-presidente (SP)
Daniel Francisco Mello – Tesoureiro geral (SP)
Luis Eduardo Barbalho– Tesoureiro adjunto (SP)
Arturo Fricks Carpes – Secretário geral (SP)
Cesar Augusto Raposo do Amaral (SP) – Secretário adjunto

Visite nossos canais:
Site: www.abccmf.org.br
Facebook: www.facebook.com/abccraniomaxilofacial
Instagram: @abccraniomaxilofacial