Em breve!
atendimento@abccmf.org.br

19 3749 9700 - Ramal 262

Notícias

Mensagem do presidente: 2020: GRANDES DESAFIOS PARA A ABCCMF

25/05/2020

Este ano de 2020 está sendo um ano de grandes desafios para ABCCMF. O sucesso da gestão dos anos anteriores (2018 e 2019) oriundos do esforço da atual diretoria em estabelecer parcerias com a Sociedade Brasileira de Fissuras Lábio Palatinas (ABFLP) e Associação Latino-Americana de Fissuras Lábio Palatinas (LATICFA) fortaleceu significativamente nossos eventos. Em 2018 foi realizado um evento com a participação de 548 profissionais de 26 países, com mais de 140 profissionais estrangeiros que vieram a São Paulo para debater sobre o tema da fissura lábio palatina. Já ano passado, 2019 a parceria com a Sociedade Brasileira de Neurocirurgia pediátrica permitiu a organização de um curso com a presença de 3 ícones da cirurgia craniofacial Drs David Staffenberg e Christopher Forrest e do Dr. James Goodrich, neurocirurgião com a maior experiência mundial em separação de gêmeos unidos ao nascimento pelo segmento craniofacial.

Para o ano de 2020, mantivemos a parceria com a Associação Brasileira de Fissuras Lábio Palatinas (ABFLP) e Neurocirurgia Pediátrica na organização de um grande evento com 3 dias no Rio de Janeiro, Hotel Windsor Barra, que seria realizado em agosto. Em razão da pandemia do corona vírus, foi decidido adiar o Congresso Brasileiro de Fissuras Lábio Palatinas e Anomalias Craniofaciais para 22 a 24 de abril de 2021. Manteremos a mesma programação com 4 cursos pré-congresso, sobre Apnéia, Craniossinostoses, Ortodontia e Fonoaudiologia, seguido por 2 dias inteiros de debate em mesas sobre a cirurgia craniofacial.   Estamos com 15 palestrantes internacionais confirmados e com temas extremamente interessantes em todas as áreas da cirurgia crânio-maxilo-facial e afins,  que variam desde o tratamento da apnéia do sono com técnicas atuais, tratamento da craniossinostose, avanço do conhecimento genético nas síndromes craniofaciais, técnicas de preparação ortodôntica antes e após a cirurgia ortognática, planejamento virtual em técnicas craniofaciais inovadoras de feminização do rosto masculino na população transexual.

A novidade deste ano, adequando-nos às regras de isolamento social, é que a ABCCMF está promovendo “Webinair” com alguns ícones da área da cirurgia crânio-maxilo-facial, gratuitamente. Já aconteceram 4 encontros com os doutores Reza Jarrahy, Derek Steinbacher, Simonas Grybauskas e Jordan Steinberg, abordando os temas sobre Craniosynostosys: community and controversy, Rhinoplasty and orthognatic surgery, Clinically-driven virtual 3D treatment planning of facial asymmetries, respectivamente.

Visite o site www.abccmf.org.br para acompanhar nossas atividades ou pelo facebook /abccraniomaxilofacial, onde publicamos os avisos para as aulas e formas de inscrição.

Sobre o Congresso, será realizado no mesmo local, porém, estamos atualizando as informações de datas e programação científica e em breve está disponível no site do evento http://www.abccmf.org.br/congresso. Acredito que será uma oportunidade ímpar para aprofundarmos o conhecimento em técnicas inovadoras praticadas em outros países, além da oportunidade de convívio e troca de experiência com colegas estrangeiros.

Cassio Eduardo Raposo do Amaral

Presidente da ABCCMF